SITE OU NÃO SITE, EIS A QUESTÃO!

Quando Vasco Santana, no filme português A Canção de Lisboa, disse “Chapéus há muitos, seu palerma”, entendemos nós, querer dizer que aquele chapéu, o seu, esmagado e estragado para sempre, não serviria, nunca mais, os propósitos para os quais tinha sido criado.

Tal como os chapéus, sites há muitos!

Mas servem os propósitos para os quais foram criados? Servem as empresas para os quais foram criados? E mais importante, servem os clientes e os consumidores das empresas para os quais foram criados?

Diríamos que regra geral sim, mas infelizmente começam a ver-se cada vez mais casos em que, o que deveria ser “o site” da empresa, não serve essa empresa nem os seus clientes.

Tempo houve em que apenas as grandes empresas podiam ter site. Era caro, complicado de fazer, manter, gerir, etc.

A evolução de tudo trouxe-nos ferramentas impensáveis há meia dúzia de anos e com isso trouxe-nos também tudo. Tudo o que a evolução traz de bom – mais visibilidade, mais facilidade, mais comunicação, mais poder – mas trouxe também muita coisa que poderemos classificar de mau – menos rigor, menos preocupação, menos responsabilidade, menos eficiência, menos qualidade e menos profissionalismo.

Nos dias de hoje, qualquer utilizador de plataformas informáticas conhecidas como domésticas, com um qualquer computador e um acesso à net, tem o poder de criar. Criar um site, um blog, um perfil numas das inúmeras redes sociais, mais ou menos utilizadas e conhecidas. Criar conteúdos, que supostamente serão lidos, comentados, partilhados. Criar opinião, mais ou menos válida, mais ou menos real.

O poder que hoje qualquer um de nós tem em criar é tão importante como assustador.  E isso vê-se – lê-se – a cada click que fazemos na net.

Passámos o tempo em que, estar na net era um privilégio, depois passou a ser uma necessidade, hoje será uma obrigação, mas virá o tempo em que, para muitos, pensamos nós, será uma fatalidade.

Estar na net como alguns estão é não estar.

Acordos ortográficos à parte, lêem-se hoje muitos sites com erros de português, erros gramaticais, erros nas construções de frases, falta de letras e de palavras. Sites com links inexistentes ou com erro. Sites completamente desactualizados e descontextualizados que não servirão nunca os propósitos da empresa e muito menos os seus clientes e os seus potenciais consumidores.

Um site, com os perigos que isso implica, será sempre a nossa cara. A cara da nossa empresa. A primeira porta, janela ou o que lhe queiramos chamar, de entrada no nosso negócio, no nosso mundo e no que queremos que os nossos clientes e os nossos potenciais consumidores vejam de nós, da nossa casa.

Um site, que funcione, sem erros, bem escrito, que informe bem e que sirva os objectivos para os quais foi criado, é tão importante como sairmos de casa com a cara lavada, com uma camisa sem nódoas e com uns sapatos engraxados, quando vamos a uma reunião ou a um encontro com alguém que vamos conhecer pela primeira vez.

É a primeira impressão que damos da nossa empresa.

Um site é o primeiro contacto com os nossos serviços ou com os nossos produtos, mesmo antes de experimentar esses serviços ou esses produtos.

Na marwan também fazemos sites.

E quando os fazemos pomos neles toda a nossa atenção, todo o conhecimento que temos sobre o nosso cliente, sobre a empresa para o qual o estamos a construir e sobre o produto ou o serviço que estamos a divulgar e a promover.

Ao nível dos textos envolvidos, lemos, relemos e “trelemos” as vezes que forem precisas e quando temos a certeza de que está pronto, voltamos a ler tudo novamente.

Sabemos escrever português e quando temos dúvidas vamos ao dicionário que é para isso que foram criados.

Antes de fazer um site da sua empresa, para promover os seus serviços ou os seus produtos, pergunte-nos o que podemos fazer para que o seu site seja um site eficaz, seja escrito correctamente e sirva os interesses da sua empresa.

Não fazemos sites a custo zero, mas não têm que ser necessariamente caros para terem textos em português correcto.

Na marwan, somos pelos sites que funcionam! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s