REDES SOCIAIS: UM TERÇO DAS EMPRESAS SEM ESTRATÉGIA DEFINIDA

O IPAM realizou um estudo no âmbito da pós-graduação em marketing digital que teve como amostra um painel heterogéneo de 308 profissionais, desde micro a grandes empresas.

O estudo apresenta resultados muito interessantes relativamente à presença das empresas portuguesas nas redes sociais.

96% estão presentes, pelo menos, numa rede social. Mas estarão presentes da forma correcta?

O estudo revela que uma em cada três empresas não tem uma estratégia definida para a sua presença nas redes. Esta é a principal conclusão sobre a forma como as empresas utilizam o marketing digital.

O Facebook é claramente o mais utilizado, com 36%, seguido pelo Linkedin, com 19% e o YouTube, também com 19%.

O estudo mostra ainda que em 56% dos casos é o departamento de marketing o responsável pela acção nos meios digitais, mas em quase um quarto das empresas (23%), sobretudo nas PME, esta acção ainda tem a gestão da gerência da empresa.

Esta realidade mostra bem como a maior parte das empresas portuguesas olha para as plataformas digitais e faz uso do marketing digital. Infelizmente, uma grande parte delas, mal.

Isto vê-se, claramente, na forma como as empresas, algumas, se promovem e se divulgam nas redes sociais, vê-se na forma como publicitam os seus produtos e os seus serviços, e vê-se ainda como informam os seus potenciais clientes da sua estrutura, da sua capacidade operativa ou produtiva e até da sua localização ou dos seus contactos.

Nos dias de hoje, as empresas começam a sentir que têm que estar presentes nas redes sociais mas muitas delas não sabem estar, não sabem como estar e, pior, não sabem para que estão.

Esta falta de estratégia é clara quando, por exemplo, descobrimos uma página de Facebook de uma marca ou de um produto e no perfil podemos saber que essa marca leu livros, vê filmes, joga e gosta de músicas! Pior, essa marca comenta e publica fotos de assuntos que nada têm a ver com a marca e que, na maior parte dos casos, não favorecem em nada a sua promoção ou a sua divulgação.

Isto acontece, obviamente, porque por detrás daquela marca está um gerente ou um proprietário da marca que, esquecendo-se que promove naquele perfil de Facebook uma marca ou um produto, comenta e publica fotos que nada têm a ver com a marca, mas comenta e publica como se aquele perfil fosse o seu perfil pessoal.

No fundo criam um perfil pessoal para promover uma marca mas continuam a usar esse perfil pessoalmente onde comentam umas coisa e promovem outras. Confusos?

Claro que sim! Por isso é que muitos perfis de Facebook são isso mesmo! Confusos, muito pouco esclarecedores e nada apelativos.

Um perfil de Facebook usado para promover uma marca não pode comentar nem partilhar fotos que não tenham a ver com a sua actividade, sob pena de se tornar pouco credível.

O que muito gestor de marcas e, por conseguinte, de páginas de redes sociais ignora é que tudo o que escreve, comenta e partilha nas redes, fica acessível nas redes para sempre. Tenha ou não a ver com a sua marca ou com o seu produto.

Esta confusão entre o perfil pessoal e profissional é comum e para as marcas que o fazem é muito pouco abonatório em relação à divulgação e à promoção que as mesmas pretendem fazer junto dos seus públicos-alvo.

Obviamente que todos sabemos que por detrás de um perfil de uma marca ou de um produto está alguém, uma pessoa, com gostos particulares em relação a tudo o que lhe aparece no seu feed de notícias. O que essa pessoa deverá compreender é que para fazer comentários pessoais deverá ter um perfil seu, pessoal. O perfil da sua marca e da sua empresa deverá servir apenas para divulgar a sua marca e promover os seus serviços, de forma profissional e não pessoal.

São estas estratégias de presença nas redes sociais, que muitas vezes não passam de regras de bom senso que, na marwan, ajudamos a implementar às marcas que se queiram promover de forma profissional, consciente e de forma credível.

Contacte-nos para saber o que podemos fazer pela sua marca ou pela divulgação dos seus produtos ou serviços.

Na marwan, somos pelas redes sociais que funcionam!

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