COWORK

A marwan foi a primeira empresa, do concelho de Marvão, a manifestar a intenção de se instalar no Espaço Cowork, que a Câmara Municipal de Marvão criou no Ninho de Empresas e que entrará em funcionamento a partir do dia 6 de Setembro.

O conceito de Coworking nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, e tudo começou na casa onde moravam três freelancers, quando permitiram que outros profissionais partilhassem o espaço para trabalhar durante o dia.

Durante anos, o conceito foi apenas para alguns nichos de mercado e de profissionais mas tornou-se, actualmente, numa tendência de nível global.

Como é explicado, e muito bem, no livro Harvards Trends 2013 de Pedro Barbosa, o conceito de Coworking é utilizado hoje por profissionais liberais, freelancers das mais diversas áreas, como design, comunicação ou jornalismo. É também utilizado por profissionais de diversas empresas, ou que estão deslocalizados das suas sedes ou até por profissionais que preferem os ambientes de Coworking para sentir o pulso e a constante inovação que surge em ambientes deste género.

O objectivo deste conceito é manter no mesmo espaço – defina-se escritório – um conjunto de profissionais de micro ou de pequenas empresas, de diferentes áreas, idealmente não concorrentes entre si, mas que, pelo facto de partilharem as mesmas instalações formam como que um grupo empresarial com diversas valências e áreas de actuação. Cada profissional gere a sua actividade ou a sua empresa de forma autónoma, tem os seus clientes, tem os seus projectos, tem os seus fornecedores, mas conta com uma espécie de rede de parceiros, muitas vezes complementares ao seu negócio, dentro das instalações onde está inserido. Em suma, é como se o resultado final permitisse uma rede de serviços tão ampla e alargada quanto o número de Coworkers que “habitam” o mesmo espaço.

Este conceito traz vantagens, não só a nível de custos, a partir do momento em que muitas das despesas são repartidas por todos os Coworkers e que de uma forma isolada tenderiam a ser incomportáveis, como também a nível de partilha de contactos, conjugação de sinergias e na facilidade e rapidez com que se conseguem estabelecer parcerias com uma finalidade e um objectivo comum.

Atenta a estas tendências, a marwan, agência especializada em soluções de marketing para empresas, só podia aderir, desde a primeira hora, a um conceito deste género no concelho de Marvão, precisamente pelo facto de que o Espaço Cowork Marvão deverá ser isso mesmo. Um espaço de partilha de contactos, conjugação de ideias e de sinergias e até uma incubadora de novas ideias e de novos projectos. Tudo isto num local onde, num único espaço, poderão existir vários tipos de soluções e de serviços. Da nossa parte, a marwan tudo fará para assegurar respostas nas áreas de marketing, comunicação, design, merchandising, eventos, entre muitos outros serviços.

De referir ainda que, apesar de este conceito estar já amplamente divulgado e implementado em Portugal, principalmente nas grandes áreas urbanas, o Espaço Cowork Marvão é o primeiro espaço de Coworking a ser implementado no Alentejo. 

Na marwan, somos por espaços que funcionem!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s